Informação e comunicação abertas para a sociedade

O futuro do Conhecimento Livre

11 a 14 julho/2018

Centro de Eventos PUCRS | Porto Alegre | RS | Brasil

Vamos colocar a mão na massa? Novo site do FISL saindo do forno!

29/06/2018 10:06:21 por Gabriel Galli

Preparamos novidades para a comunidade! O site do FISL irá ganhar novas características a partir da próxima semana com uma proposta elaborada por voluntários que arregaçaram as mangas e colaboraram para construir o evento de forma colaborativa e comunitária. Teremos uma nova estrutura gráfica, mais funcionalidades ele já ficará como um modelo para o FISL19. Queremos saber suas opiniões: prepare-se para ver as mudanças acontecerem 😉

Inscrições para a Área de Comunidades prorrogadas até 29/06!

22/06/2018 07:06:26 por Gabriel Galli

Ainda dá tempo de inscrever o seu grupo para a Área das Comunidades no FISL18! Ela é um dos pontos mais tradicionais do evento e um espaço para troca de conhecimentos e experiências daquelas pessoas que dedicam suas vidas a disseminar e desenvolver softwares livres. Este ano, além de receber grupos de usuários, abrimos o convite também para grupos de desenvolvedores e de ativismo digital pautados em direitos digitais e software livre.

Pegando carona no tema do evento em 2018, que é INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ABERTA PARA A SOCIEDADE, a organização do FISL convida as comunidades de software livre para interagir e contribuir no desenvolvimento de soluções que sejam socialmente justas, economicamente viáveis e tecnologicamente sustentáveis.

Este ano, a Área das Comunidades chega com diversas novidades. A programação contará com debates, minieventos, lightning talks e também um game show. Os grupos poderão se organizar para a realização de reuniões no espaço do evento e utilizar o espaço na feira como uma vitrine das atividades dos grupos.

Cada comunidade inscrita deve indicar no mínimo quatro representantes que estarão presentes durante todo o evento e se inscrever enviando um e-mail para tap@thiagopaixao.com. Confira as regras:

### Regras

Os critérios de avaliação para inscrição das Comunidades são:

– A indicação de no mínimo 4 (quatro) representantes que estarão presentes no evento como participantes, palestrantes ou imprensa.
– Possuir site, blog e/ou lista de discussão com informações sobre o grupo ou comunidade e que possibilite agregar novos membros.
– Demonstrar contribuição continua para o desenvolvimento do projeto, de tecnologias livres e de código aberto, para o qual o grupo foi criado.
– Enviar informações completas do formulário de inscrição com nome, missão, descrição, links e logo do grupo, bem como, nome, CPF, e-mail e telefone de todos os seus integrantes.

### Como se inscrever

A Comunidade interessada em se cadastrar e ter um espaço na Área das Comunidades no FISL18 deve enviar as seguintes informações por e-mail para tap@thiagopaixao.com.

– Nome da comunidade/projeto/entidade/grupo;
– Estimativa do número pessoas movimentando as atividades no espaço do grupo na Área das Comunidades;
– Conteúdos/informações que demonstram contribuições do grupo em questão (continuas para o desenvolvimento do projeto, de tecnologias livres e de código aberto, para o qual o grupo foi criado);
– Proposta de atividades/ações no espaço da Área das Comunidade:
– Como contribuirão com o install fest, ou seja, que projetos de software livre vinculados à sua comunidade eles podem ajudar a instalar;
– Contribuição para atividades que ajudem a movimentar o FISL, ou seja, integração com os visitantes;
– Lightning talks (18 minutos) que o grupo poderá promover na Área das Comunidades;
– Deixar claro como convidarão as pessoas;
– Links para as páginas e listas principais do projeto em que a comunidade/grupo faz parte, bem com a(s) lista(s) do próprio grupo;
– Informar se enviou uma proposta de Encontro Comunitário no FISL (via chamada de trabalhos);
– Indicar de 2 a 4 coordenadores do grupo na Área das Comunidades (nome e e-mail de cada um);
– Informar outras atividades: hackathon, workshop, install-party, festa de lançamento, aniversário da comunidade, mesa redonda, URC etc.
– A organização do FISL disponibilizará duas cortesias para inscrição de participante (acesso a todo evento) e duas credenciais de expositor (acesso somente à feira) para cada grupo.

Boa notícia: Jon “Maddog” Hall confirma presença no FISL18

22/06/2018 18:06:10 por fabricioreis

Uma presença já tradicional no FISL confirma a vinda ao Brasil novamente. Jon “Maddog” Hall ficou conhecido internacionalmente por ser Diretor do Conselho do Linux Professional Institute. Hoje, atua como CEO da OptDyn, criadora do software de nuvem p2p Subutai. Ele também trabalha como consultor independente para levar recursos computacionais ecologicamente corretos para mercados emergentes. Maddog iniciou sua carreira na computação em 1969, quase meio século atrás, e já atuou como programador, designer de sistemas, administrador de sistemas, gerente de produtos, gerente de marketing técnico, educador e consultor.

No FISL18, Maddog irá fazer três palestras. As datas e horários serão confirmadas nos próximos dias, mas já adiantamos os temas por aqui! Fique ligado na grade de programação do evento para ficar sabendo de todos os detalhes.

A primeira atividade terá como título “Open Source Peer-to-Peer Cloud Software – making, saving and mining money” e fala sobre sistemas P2P para cloud computing como uma forma de não ficar completamente dependente de grandes corporações, como Microsoft, Amazon, IBM e Google. Ele irá apresentar o software open source Sabutai, que além de proporcionar controle sobre as suas próprias informações também permite a venda de recursos computacionais que estejam sobrando na sua estrutura por tokens digitais.

Na segunda atividade, que terá como título “Open Education: Do I really need a university education in Computer Science and Engineering?”, Maddog irá discutir a real necessidade de uma formação acadêmica para aprender computação e formas de obter conhecimentos livremente.

E na terceira e última palestra, que terá como título “A Half-Century of Unix/A Quarter Century of GNU/Linux and why it matters”, o palestrante irá refletir sobre o que significam todos esses marcos temporais na história da programação e da internet e como diversos campos da sociedade estão lidando com eles.

Confira os resumos completos das palestras (em inglês):


Title: Subutai: Open Source Peer-to-Peer Cloud Software – making, saving and mining money
Abstract: Most of what people call “the cloud” today are businesses run by large corporations, typically headquartered in the United States, and under United States law. These large companies (Microsoft, Amazon, IBM, Google) only want to sell you resources. They are not interested in buying resources from you, only selling resources to you. Subutai offers you an Open Source, Peer-to-Peer Cloud platform “PeerOS”, which uses the same lightweight Linux Containers (LXC) as other cloud vendors to allow you to set up your own secure, safe cloud, giving you control over your data and processing. In addition Subutai allows you to earn “GoodWill”, lightweight digital tokens, by selling or renting your unused computing resources to other people. You can also exchange GoodWill for KHAN, an Ethereum-based token soon to reach ICO. Finally OptDyn contributed the Subutai Blockchain Router design to the Caninos Loucos project at LSITEC, a secure broadband router/NAS Server/IoT Gateway that also efficiently mines cryptocurrencies. This router will be manufactured in Brazil and be sold in large quantities as of Q3CY18.


Title: Open Education: Do I really need a university education in Computer Science and Engineering?
Abstract: Many times I have been asked if people need a university degree to do computer science or computer engineering. The short answer is “no”, but the longer answer is “perhaps”. This talk will discuss several ways you can effectively teach yourself these skills and how you can prepare for a job in the computer field.


Title: 2019: A Half-Century of Unix/A Quarter Century of GNU/Linux and why it matters
Abstract: Next year will be the fiftieth anniversary of Unix and the beginning of the Internet.  Twenty five years later V1.0 of the Linux kernel shipped. Why were these (and other milestones) significant?  Did the people who started these projects envision they would have the impact they did, or did they do it “just for fun”?  What market needs were met by these systems? How close was the computer industry to M$-ageddon? Maddog will bring his unique perspective on these questions and more, as he recounts his half-century of programming, most of it with what we now call “Open Source”. 

Chegou a hora de inscrever sua comunidade no FISL18!

15/06/2018 12:06:36 por Gabriel Galli

A Área das Comunidades é um dos pontos mais tradicionais do FISL e um espaço para troca de conhecimentos e experiências daquelas pessoas que dedicam suas vidas a disseminar e desenvolver softwares livres. Este ano, além de receber grupos de usuários, abrimos o convite também para grupos de desenvolvedores e de ativismo digital pautados em direitos digitais e software livre.

Pegando carona no tema do evento em 2018, que é INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ABERTA PARA A SOCIEDADE, a organização do FISL convida as comunidades de software livre para interagir e contribuir no desenvolvimento de soluções que sejam socialmente justas, economicamente viáveis e tecnologicamente sustentáveis.

Este ano, a Área das Comunidades chega com diversas novidades. A programação contará com debates, minieventos, lightning talks e também um game show. Os grupos poderão se organizar para a realização de reuniões no espaço do evento e utilizar o espaço na feira como uma vitrine das atividades dos grupos.

Cada comunidade inscrita deve indicar no mínimo quatro representantes que estarão presentes durante todo o evento e se inscrever preenchendo o formulário de inscrição disponível no site do FISL18. Confira as regras:

### Regras

Os critérios de avaliação para inscrição das Comunidades são:

– A indicação de no mínimo 4 (quatro) representantes que estarão presentes no evento como participantes, palestrantes ou imprensa.
– Possuir site, blog e/ou lista de discussão com informações sobre o grupo ou comunidade e que possibilite agregar novos membros.
– Demonstrar contribuição continua para o desenvolvimento do projeto, de tecnologias livres e de código aberto, para o qual o grupo foi criado.
– Enviar informações completas do formulário de inscrição com nome, missão, descrição, links e logo do grupo, bem como, nome, CPF, e-mail e telefone de todos os seus integrantes.

### Como se inscrever

A Comunidade interessada em se cadastrar e ter um espaço na Área das Comunidades no FISL18 deve preencher o formulário de inscrição contendo:

– Nome da comunidade/projeto/entidade/grupo;
– Estimativa do número pessoas movimentando as atividades no espaço do grupo na Área das Comunidades;
– Conteúdos/informações que demonstram contribuições do grupo em questão (continuas para o desenvolvimento do projeto, de tecnologias livres e de código aberto, para o qual o grupo foi criado);
– Proposta de atividades/ações no espaço da Área das Comunidade:
– Como contribuirão com o install fest, ou seja, que projetos de software livre vinculados à sua comunidade eles podem ajudar a instalar;
– Contribuição para atividades que ajudem a movimentar o FISL, ou seja, integração com os visitantes;
– Lightning talks (18 minutos) que o grupo poderá promover na Área das Comunidades;
– Deixar claro como convidarão as pessoas;
– Links para as páginas e listas principais do projeto em que a comunidade/grupo faz parte, bem com a(s) lista(s) do próprio grupo;
– Informar se enviou uma proposta de Encontro Comunitário no FISL (via chamada de trabalhos);
– Indicar de 2 a 4 coordenadores do grupo na Área das Comunidades (nome e e-mail de cada um);
– Informar outras atividades: hackathon, workshop, install-party, festa de lançamento, aniversário da comunidade, mesa redonda, URC etc.
– A organização do FISL disponibilizará duas cortesias para inscrição de participante (acesso a todo evento) e duas credenciais de expositor (acesso somente à feira) para cada grupo.

Inscreva-se aqui

Até 20/6 – Ainda dá tempo de inscrever seu artigo no Workshop Software Livre!

07/06/2018 16:06:31 por fabricioreis

O Workshop Software Livre (WSL) é um evento acadêmico e científico realizado anualmente e alocado na programação do Fórum Internacional Software Livre (FISL) há 18 anos. O WSL incentiva a submissão de artigos cientíticos (papers) sobre o ecossistema do software livre. O evento oferece oportunidade de apresentação de estudos de professores, pesquisadores, estudantes e profissionais realizados em centros de pesquisa que usem, difundam, pensem ou desenvolvam softwares livres.

Este ano, além dos artigos, também há uma chamada de ferramentas, em que serão aceitos papers descrevendo softwares. A ideia é permitir que usuários do software referenciem o programa a partir do artigo que o descreve. O artigo também garante que o software descrito passou por um processo de revisão por pares, está condizente com os princípios do FLOSS, e terá seu código preservado e acessível por um longo período.

Confira as datas importantes para as pessoas interessadas em submeter artigos para avaliação:

* Submissão: até 20 de junho;
* Notificação de aceite: 02 de julho;
* Submissão da versão final: 09 de julho

Todos os artigos apresentados no WSL podem ser encontrados no repositório do evento: http://wsl.softwarelivre.org/

Confira os editais completos:

CHAMADA DE ARTIGOS:
PT-BR – http://softwarelivre.org/wsl/2018/chamada-de-trabalhos
ES – http://softwarelivre.org/wsl/2018/llamada-de-trabajos
EN – http://softwarelivre.org/wsl/2018/call-for-papers

CHAMADA DE FERRAMENTAS:
PT-BR – http://softwarelivre.org/wsl/2018/chamada-de-ferramentas-2018
ES – http://softwarelivre.org/wsl/2018/convocatoria-de-herramientas-2018
EN – http://softwarelivre.org/wsl/2018/call-for-tools

Contribua no financiamento coletivo para os GT’s do FISL18!

28/05/2018 16:05:45 por Gabriel Galli

O financiamento coletivo é uma das formas mais democráticas de garantir que uma atividade de interesse de uma comunidade aconteça. Foi nesse espírito que os grupos de trabalho do FISL18 organizaram diversas campanhas de crowdfunding para reunir as pessoas que querem colaborar com ações específicas do evento. Cada doação a partir de 20 reais vale uma recompensa:

– Apoio a partir de 20 reais: certificado online com a arte do evento “FISL18, eu colaboro!”

– A partir de 40 reais: certificado, adesivo e boton “FISL18, eu colaboro!”

– A partir de 100 reais: certificado, adesivo e boton “FISL18, eu colaboro!” + camiseta oficial

– Um livro a cada 50 reais.

CONFIRA AS CAMPANHAS ABERTAS!

Submissão de trabalhos encerrada!

19/04/2018 17:04:38 por alineperes

Recebemos mais de 350 propostas de palestras e oficinas. Muitas delas são de excelente qualidade e certamente valorizam esta edição do fisl. Agradecemos aos que fazem o software livre ser desenvolvido, compartilhado e divulgado!

A partir de agora as submissões serão avaliadas através de um torneio suiço onde participam mais de 3000 ex-palestrantes das edições anteriores do fisl. Ao final, as indicações mais pontuadasestarão na grade de programação, que será apresentada a partir de 7 de maio.

Bem-vindo

20/01/2018 17:01:33 por fisl18

Olá. Bem vindo ao site do fisl 18.

O site está remodelado e estará em constante atualização. Vários conteúdos estão sendo confirmados e aos poucos irão aparecendo por aqui. Fique a vontade e retorne semanalmente para manter-se atualizado das novidades para esta edição.

Já se inscreveu? Que ótimo. Ainda não? Inscreva-se já!

Tem um trabalho para compartilhar com a comunidade? Submeta aqui!